Tudo que você precisa saber sobre o ENEM!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes que almejam ingressar no ensino superior. Se você está se preparando para encarar esse desafio, esteja atento às informações cruciais que separamos para você sobre o ENEM e como se sair bem nessa prova que pode abrir as portas para um futuro brilhante.

O QUE É O ENEM?

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que visa medir o conhecimento adquirido pelos estudantes ao final do ensino médio. Além de funcionar como uma ferramenta de autoavaliação, o ENEM é utilizado por diversas instituições de ensino superior como critério de seleção.

O QUE VAI CAIR NA PROVA DO ENEM?

A prova do ENEM é conhecida por sua abordagem abrangente e interdisciplinar. Ela é dividida em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, e matemática. Além disso, o ENEM é famoso por valorizar a interpretação de textos e a resolução de problemas contextualizados.

QUANTAS QUESTÕES TERÁ NO ENEM?

A avaliação do ENEM é composta por 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as quatro áreas de conhecimento mencionadas anteriormente. Além disso, os candidatos devem produzir uma redação, que é um dos elementos de maior peso na pontuação final.

COMO SE CADASTRAR NO ENEM?

O cadastro no ENEM é realizado exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do exame. Os estudantes devem ficar atentos aos prazos divulgados pelo MEC para não perderem a oportunidade. A data desse ano foi até o dia 16 de junho, portanto se você não fez o cadastro, deverá esperar o próximo ano.

ATENÇÃO! As inscrições para o ENEM 2023 terminaram em 16 de junho. Os estudantes interessados em participar do exame devem esperar o próximo ano.

O cadastro pode ser realizado pelo link do INEP: INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Imagem INEP Enem, inscrição.

COMO CHECAR A NOTA DO ENEM?

Após a divulgação dos resultados, os participantes podem acessar suas notas individualmente também pelo site oficial do ENEM. Basta informar os dados de login criados durante o cadastro.

QUAL A MÉDIA DA NOTA DO ENEM?

A pontuação no ENEM varia de acordo com o desempenho de cada participante. A média das notas costuma ficar em torno de 500 pontos em cada área de conhecimento. A nota máxima é 1000 em cada área, somando um total de 4000 pontos. Na redação, a pontuação varia de 0 a 1000.

QUANDO PAGAR A TAXA DO ENEM? QUANTO PAGAR A TAXA DO ENEM?

A taxa de inscrição do ENEM é divulgada anualmente pelo MEC. Os estudantes que não se enquadrarem nos critérios de isenção devem realizar o pagamento dentro do prazo estipulado pelo edital. O valor da taxa pode variar a cada edição do exame, o valor desse ano foi de R$85,00. A data final de pagamento foi até o dia 21 de junho.

QUEM NÃO TERMINOU O ENSINO MÉDIO PODE FAZER O ENEM?

Sim, o ENEM é aberto a todas as pessoas, independentemente de terem concluído o ensino médio. Além de avaliar o conhecimento adquirido ao longo desse período, o exame também pode ser utilizado como uma oportunidade para aqueles que desejam obter o diploma de conclusão do ensino médio por meio do Encceja.

COMO É FEITO O CÁLCULO DA NOTA DO ENEM?

O cálculo da nota do ENEM é realizado por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa metodologia leva em consideração não apenas o número de acertos, mas também a dificuldade das questões. Isso significa que dois participantes com o mesmo número de acertos podem ter pontuações diferentes, já que as questões têm pesos distintos.

FORMAS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR COM BASE NO ENEM

O ENEM é utilizado como critério de seleção para as universidades públicas e privadas em todo o Brasil. Além disso, o ENEM também é utilizado para conceder bolsas de estudo e financiamento estudantil a estudantes de baixa renda.

As formas de ingresso no ensino superior com base no ENEM variam de acordo com a instituição. As universidades públicas costumam utilizar o ENEM para selecionar candidatos para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é um sistema de seleção unificado para todas as universidades federais e estaduais.

As universidades privadas também utilizam o ENEM como critério de seleção. No entanto, cada universidade pode estabelecer seus próprios critérios de avaliação, além da nota do ENEM.

MUDANÇAS RECENTES NO ENEM

O ENEM 2023 terá algumas mudanças em relação às edições anteriores. Uma das principais mudanças é a inclusão de uma prova de redação com dois temas de gêneros distintos.

A outra mudança é a inclusão de questões de matemática que abordam a interdisciplinaridade. Essas questões exigirão que os candidatos combinem conhecimentos de matemática com conhecimentos de outras áreas, como ciências naturais ou humanas.

CONCLUSÃO

O ENEM é uma oportunidade ímpar para avaliar seus conhecimentos e também para conquistar seu lugar no ensino superior. Preparação, dedicação e conhecimento sobre o funcionamento do exame são fundamentais para alcançar um bom desempenho. Esteja atento aos prazos, busque materiais de estudo de qualidade e confie em sua capacidade. Com determinação, você estará mais próximo de alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Nos próximos artigos falaremos sobre o Sisu, Prouni e Fies. Acompanhe mais no nosso blog: https://www.escolanovoespaco.com.br/blog

Está com alguma dúvida? Mande um Direct no nosso Instagram https://www.instagram.com/novoespacoguaratuba